Textos

Menosprezar: diminuir o valor, a qualidade, a virtude de alguém ou de si mesmo.

Desde muito pequena sempre ouvi meus pais explicando sobre ser humilde e não menosprezar o próximo ou qualquer coisa que tivesse relação com algo que não coubesse a mim. Sempre ouvi bons exemplos sobre isso e com o passar do tempo fui entendendo melhor como a coisa funcionava.

A gente cresce, né? Vemos coisas que não queremos, ouvimos o que não queremos e lemos coisas que nos faz mal e que nem sempre é direcionado a nós. A questão é: temos que aprende a selecionar o que não queremos para nossa vida, afinal, escolher o que não queremos é muito mais fácil.

Hoje, depois de tudo que meus pais me ensinaram sobre ser humilde e não menosprezar as pessoas, o trabalho delas, o jeito que elas são e qualquer outra coisa relacionada a elas vejo o quanto preciso passar isso adiante, principalmente para meus filhos, irmãos, amigos e vocês que leem aqui. Afinal, todos os dias isso acontece escancaradamente na minha cara – e na sua também – e muitas vezes não podemos fazer nada, porque isso é a essência da pessoa, é o prazer dela em diminuir o outro e nem sempre ela muda. Simplesmente respiro fundo repito mil vezes se for preciso ”espero que essa pessoa fique o mais longe possível de mim e que pare de menosprezar o que não lhe diz respeito”.

Quem é bom de verdade não precisa disso. 

”Não permitas que os irmãos desequilibrados te destruam o trabalho ou te apaguem a esperança. Não menosprezes o dever que a consciência te impõe. Se te enganaste em algum trecho do caminho, reajusta a própria visão e procura o rumo certo. Não contes vantagens nem fracassos. Não dramatizes provações ou problemas. Ama sempre, fazendo pelos outros o melhor que possas realizar”.  (Autor: Emmanuel Psicografia de Chico Xavier)

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s